quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lasanha de berinjela, ricota e funghi


Quem gosta de cozinhar geralmente acha esse papo de dieta e cozinha light um negócio muito chato.

Eu aprendi com a minha BFF Nigella que não se cozinha sem manteiga, bacon e azeite, mas a verdade é que quando a água bate na bunda depois dos 30 quando a gente amadurece temos que aprender que educação alimentar não faz mal a ninguém.

E o melhor de tudo é que dá pra fazer dieta e continuar a comer coisas muito gostosas, como essa lasanha vegetariana, sem carboidrato e com pouca gordura!


INGREDIENTES:

2 berinjelas médias
400g de ricota
1 xícara de leite
3 ovos
1/2 xícara de folhas de manjericão
1 xícara de queijo parmesão ralado
50g de funghi secchi
30 ml de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada

MODO DE PREPARO:

Ferva meio litro de água e hidrate o funghi por pelo menos 20 minutos.

Para fazer o "molho" coloque a ricota em uma tigela e amasse com uma garfo. Junte o leite e os ovos e misture bem. Acrescente 1/2 xícara do parmesão, o manjericão, a pimenta do reino, uma pitada de noz moscada e acerte o sal. Misture bem e reserve.

Escorra o funghi e pique em pedaços pequenos. Em uma panela, derreta a manteiga e doure o alho. Acrescente os cogumelos hidratados e refogue por uns dois minutinhos. Junte o vinho e deixe encorporar e reserve.

Lave as berinjelas, corte suas pontas e descarte. Corte fatias finas no sentido do comprimento descartando a primeira e a última fatia.

Aqueça uma frigideira antiaderente e regue com um fio de azeite. Doure as fatias de berinjela dos dois lados até ficarem macias.

Preaqueça o forno a 200 graus.

Num refratário médio disponha uma camada de berinjela, molho de ricota e salpique com o funghi. Repita as camadas terminando com o molho e cobrindo com o restante do parmesão ralado.

Leve ao forno por 30 minutos ou até que a lasanha esteja dourada.

Coma sem culpa!!!

OUVINDO City and Colour - Thirst NA COZINHA

Um comentário: